segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Fábio Assunção vai pra Rehab



O assunto que certamente vai bombar na net e nas conversas esta semana é o afastamento do ator Fábio Assunção da novela "Negócio da China" (onde é protagonista) para tratamento da dependência de cocaína. O assunto é capa da revista Veja desta semana, bem como de diversas reportagens na imprensa escrita e digital. A abordagem da mídia tem sido, como sempre, sensacionalista, pouco informativa e nada reflexiva (como vocês podem ver pela irônica e idiota manchete do jornal Meia Hora do dia 14 de Novembro, reproduzida acima). E como sempre a dependência é entendida como fraqueza de caráter. O próprio autor da novela, Miguel Falabella, disse para o JB Online que "gostaria que ele voltasse para o fim da novela. O Fábio é bonito, talentoso, mas está passando por um período de fraqueza. E quem não tem as suas?". Fábio não tem uma fraqueza, mas uma doença. Isto não significa que ele não tem responsabilidade sobre seu tratamento, mas também não é o único algoz de seu problema. Fábio, como qualquer dependente químico, é, ao mesmo tempo, mocinho e vilão de sua dependência. De qualquer forma, espero que a internação ajude Fábio a superá-la.

Aproveito a oportunidade para indicar dois livros recém-lançados pela editora Artmed sobre o tratamento em dependência química. O primeiro, intitulado "Prática psicoterápica eficaz dos problemas de álcool e drogas" (de A. M. Washton e J. B. Zweben), parece espetacular. Segundo o site da editora, este livro "mostra como: conduzir avaliações precisas do uso de álcool e drogas; engajar os pacientes 'onde eles estão' e intensificar a motivação para a mudança; desenvolver um plano de tratamento individualizado; trabalhar em direção a objetivos aceitos mutuamente de abstinência ou redução de danos; abordar os problemas emocionais e psiquiátricos coexistentes; reduzir os riscos de recaída e administrar os reveses; abordar os assuntos psicodinâmicos centrais ligados aos transtornos relacionados ao uso de substâncias". Diz ainda que, além de um "guia prático de valor inestimável, este livro é leitura obrigatória de profissionais de qualquer orientação ou disciplina teórica, incluindo psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, conselheiros, terapeutas de família e enfermeiros, assim como alunos com estudos avançados nessas áreas. Os especialistas no tratamento do uso de substâncias também encontrarão uma fonte exclusiva de informações". 

O outro livro (re)lançado pela editora é o clássico "Prevenção de recaída: estratégias de manutenção no tratamento de comportamentos aditivos" (de G. A. Marlatt, D. M. Donovan e colaboradores), publicado originalmente por Marlatt e Judith Gordon em 1985, lançado no Brasil em 1993, esgotado e (finalmente!) re-lançado agora em uma segunda edição revista e ampliada pela mesma editora. O livro é imperdível para quem trabalha com dependentes químicos. De acordo com o site da editora, "fundamentado em pesquisa e ilustrado com inúmeras vinhetas clínicas, Prevenção de recaída apresenta maneiras inovadoras para ajudar as pessoas a manterem a abstinência e os difíceis objetivos do tratamento de redução do dano – mesmo em situações de alto risco. Com extensa revisão dos capítulos sobre álcool, fumo e transtornos alimentares, esta edição apresenta novos capítulos sobre estimulantes, opióides, cannabis, club drugs, jogo patológico, comportamentos sexuais de risco e de transgressão sexual e questões etnoculturais na prevenção da recaída. Este livro apresenta conceitos e ferramentas essenciais para todos os profissionais que trabalham nesta área desafiadora, incluindo psicólogos clínicos, assistentes sociais, psiquiatras e conselheiros de dependências químicas, e profissionais de saúde afins. Os estudantes e residentes nestes campos vão considerá-lo um texto extremamente informativo".

OBS: Ontem mandei um e-mail para a editora perguntando se não tem intenção de re-lançar outro livro magnífico, "Processos humanos de mudança", do psicólogo construtivista Michael J. Mahoney. Esgotado há alguns anos, este livro deveria ser amplamente lido e estudado nas faculdades de psicologia. Não recebi resposta da editora ainda... Update (18/11): a Artmed disse não ter previsão de editar o livro novamente. Triste!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: