sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Galeria Psi - Asylum




No primeiro parágrafo do clássico livro Asylums (traduzido no Brasil por Manicômios, prisões e conventos - Ed. Perspectiva, 2003), o sociólogo Erving Goffman define instituição total como "um local de residência e trabalho onde um grande número de indivíduos com situação semelhante, separados da sociedade mais ampla por considerável período de tempo, leva uma vida fechada e formalmente administrada".

Como o título em português aponta, são exemplos de instituições totais os manicômios (também chamados de hospitais psiquiátricos), as prisões, os conventos, os colégios internos, etc. Os manicômios, a partir da reforma psiquiátrica, que prega um tratamento mais humanizado aos chamados "doentes mentais", vêm sendo gradativamente abandonados no mundo todo. Muitos foram demolidos, outros sofreram adaptações e deram lugar a hotéis, museus, etc.

E é exatamente estes espaços abandonados que atraíram a atenção do fotógrafo Christopher Payne. Ele fotografou inúmeros hospitais psiquiátricos americanos e reuniu as fotografias no livro "Asylum - Inside the closed world of State Mental Hospitals", prefaciado pelo famoso neurologista Oliver Sacks, autor do belísismo livro (que inspirou o filme) Tempo de Despertar, que relata seu trabalho exatamente em uma instituição de saúde mental. Segundo o blog Mind Hacks, as fotos, reunidas pelo jornal New Scientist, captam "a grandiosidade desbotada de alguns destes edifícios impressionantes e tem fotos dos equipamentos e tecnologia de uma psiquiatria de uma época passada". Abaixo algumas fotos. Mais aqui e aqui.


 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: