quarta-feira, 25 de julho de 2012

Geração Tarja Preta - O debate


A "guerra", a que me referi no post anterior, está mais intensa do que nunca. Na última sexta-feira, dia 20 de Julho, o programa Participação Popular, da TV Câmara, promoveu (ou melhor, tentou promover) um debate sobre a "Geração Tarja Preta". Como debatedores foram convidados o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, e a pediatra Maria Aparecida Moysés, representante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. A idéia foi ótima: juntar representantes de duas visões antagônicas sobre a questão da medicalização para um debate. Só que, na prática, a discussão ficou muito confusa. Como a concepção do programa, expressa em seu título, é integrar o debate entre os convidados com perguntas e opiniões de participantes leigos, às vezes, fica difícil conciliar tantas participações. O apresentador até tentou, mas não conseguiu integrar tantas vozes e opiniões num todo coerente. O debate ficou, então sem foco e os debatedores mal conseguiram expor suas idéias sem serem constantemente interrompidos. Mas o supra-sumo de toda a discussão está presente. Confira o video aqui e dê sua opinião.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que foi muito interessante apesar das diferentes opinioes de ambas as partes.Nao sou profissional,mas leio e me informo e deu para observar o quanto a pediatra Maria Aparecida Moyzés falou por mim e por várias pessoas que gostariam de desabafar!gostei muito de seus esclarecimentos.Parabéns!!

Anônimo disse...

Para mim foi um alivio me deparar com um debate sobre esse tema e saber que existem pessoas como a Doutora Moysés lutando. Li um livro que acredito ser de grande valia nessa "guerra": o autor é o filósofo Thiago Calçado - "O sofrimento como redenção de si" Doença e vida nas filosofias de Nietzsche e Pascal.
Tanto um como o outro contestaram o saber-poder das respectivas épocas, como voces estão agora fazendo...