quinta-feira, 7 de agosto de 2014

6 anos de blog!!!





Acabei esquecendo e deixando passar batido, mas no mês passado este bloguinho completou 6 anos de existência. Sim, 6 anos! Uma eternidade no que diz respeito ao mundo dos blogs! No dia 17 de Julho de 2008, após abandonar meu blog anterior (o Magnolia), criei o Psicologia dos Psicólogos, cujo nome foi inspirado no título de um livro do filósofo Hilton Japiassu. Tendo me formado em Psicologia no final de 2007 pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Julho de 2008 eu estava à espera de ser chamado para um concurso que havia passado no mês anterior. Fui convocado somente em Setembro e neste limbo aproveitei para criar e atualizar o blog com o que me interessava na época: cartuns, charges e quadrinhos relacionados à temas da Psicologia. Se você olhar os primeiros posts do blog verá que ele se resumia a um espaço de compartilhamento de imagens engraçadinhas e rápidas informações sobre o mundo psi no Brasil. Raros eram os textos mais profundos e reflexivos.

Comecei meu trabalho como psicólogo - na Divisão Psicossocial da Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde ainda trabalho - no dia 01 de Setembro de 2008. E com essa inserção no mundo do trabalho, meus interesses mudaram e isto, logicamente, se refletiu no blog. Continuei postando imagens de humor, mas também passei a inserir alguns textos autorais. Na verdade, já no primeiro mês de funcionamento do blog, publiquei um texto que até hoje consta dentre os mais acessados: “E Agora, José?” Os caminhos pós-formatura em questão!. Neste texto, que escrevi originalmente para o jornal do centro acadêmico do curso de Psicologia da UFJF, discuti, a partir do que estava vivendo naquele momento, as possibilidades de inserção do recém-formado em Psicologia no mundo do trabalho. 

O Segredo

No mês seguinte publiquei uma resenha do livro de auto-ajuda O segredo, o que me levou a conhecer o terrível mundo dos comentadores da internet. Deem só uma olhada neste comentário, escrito por um caloroso defensor do livro O segredo: "Uma grande besteira é um individuo egocêntrico e achista como o infeliz que publica este post trata-se de um frustado bacharel em psicologia tentando impor uma opnião desclassificada que fechou as portas do mercado de trabalho a ele, obrigando o mesmo a criticar inutilmente um livro de primeira qualidade que esmaga seus pensamentos e textos exdruxulos e mediocres.Não me comportarei como os bajuladores acima que são uns parasitas sociais assim como o blogueiro, seus comportamentos criticos denotam a intelectualidade deles.Por fim oh mediocre criatura que escreve essas inúteis postagens use essa sua psicologia de quinta para ajudar se livrar deste complexo do Eu somente eu". 

Isto é apenas um exemplo do que estamos sujeitos ao expor publicamente - ou seja, sem a proteção do anonimato - nossa  opinião  na internet. Recebi muitos comentários semelhantes e até piores desde então - alguns, excessivamente agressivos ou sem sentido, eu nem autorizei serem publicados no blog. Já sofri inclusive ameaça de processo por um charlatão que afirmava viver de luz e mover as nuvens com a força de seu pensamento - na época, fiquei com medo e acabei deletando o post (hoje provavelmente manteria a publicação) - e já fui até ameaçado de morte por algum fanático defensor da tal psicóloga cristã. Tais ameaças me deixavam péssimo e me faziam pensar em desistir do blog, mas decidi continuar pois gosto de escrever e estes fanáticos são minoria dentre os comentadores. Além do mais, grande parte das ameaças são fogo de palha. Ainda bem.

Pois bem, desde 2008, o blog já teve várias caras, refletindo os diversos interesses que fui tendo ao longo do tempo. Em 2009, enquanto cursava a especialização em Ciências Humanas e Saúde, também pela UFJF, me aproximei de discussões sobre a distinção entre normal e patológico, tema que me interesso até hoje. Escrevi minha monografia da especialização sobre a obra O normal e o patológico, do Georges Canguilhem, autor que já mencionei em diversos posts. Mais à frente, no mestrado, decidi estudar a aproximação entre as neurociências e a educação, o que refletiu, de certa forma, meu interesse pelo campo da filosofia da mente assim como pelas discussões sobre a medicalização da vida e da educação - que tratei em inúmeros posts. Outros temas sobre os quais já escrevi e continuo escrevendo bastante são: a relação entre psicologia e religião, as representações sociais do psicólogo, discussões sobre as homoafetividades (o tema da "cura gay" rendeu diversos posts), etc. Além disso, enquanto um apreciador da sétima arte, escrevi sobre diversos filmes no decorrer dos anos.

No entanto, não é nada fácil escrever para um blog. Aliás, escrever, em geral não é nada fácil, pelo menos pra mim. Este é um dos motivos pelos quais passei vários períodos sem postar nada. Se olharmos a sessão de Arquivos do blog aqui do lado, é possível notar vários momentos de inatividade do blog (o que é bastante comum - aliás, acho incrível blogs que publicam diariamente, como a da Lola). Além disso, venho publicando cada vez menos. Só pra se ter uma ideia: no primeiro ano do blog publiquei 112 posts (em grande parte com imagens ou textos de outras pessoas); em 2009, publiquei incríveis 202 posts (majoritariamente imagens e textos curtos); em 2010 foram 90; em 2011 aumentou um pouco (120) para em seguida diminuir (91). Em 2013, estava na metade final do mestrado, alucinado, escrevendo a dissertação, o que me fez publicar apenas 15 posts. Em 2014, finalizado o mestrado (ufa!) publiquei até agora 13 posts, em grande parte escritos no último mês. No total, então, já foram publicados no blog, com este, cerca de 640 posts. Parece muita coisa, mas não é. Se formos observar, cerca de 80% dos posts são compostos por imagens e textos breves, em grande parte reproduzidos de outro blog ou site. Os textos autorais começaram a ser publicados especialmente a partir de 2012. Por isso, considero que o blog teve uma diminuição quantitativa de posts, mas um aumento qualitativo dos mesmos. E isto teve como consequência um aumento na visibilidade do blog. Não acompanho muito as estatísticas pelo Google Analytics, mas sei que o blog já teve mais de 1 milhão de visitas, pelo menos desde 2012 quando comecei a contabilizar. A média de visitas por mês é de cerca de 20 mil. Por tudo isso agradeço imensamente à você, leitor desse blog, por todas as visitas, por curtir nossas publicações no Facebook e por compartilhar e comentar nossos posts. Valeu! De coração! 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: